quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Atitude incoerente de um Nobel da Paz!


No Nobel, Obama diz que guerra tem papel para manter a paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira, 10, na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, em Oslo, que os instrumentos de guerra têm um papel a desempenhar para manter a paz.
"Ajudamos a manter a paz com o sacrifício de nossos soldados e a força de nossas armas", disse Obama sobre as intervenções armadas americanas após a Segunda Guerra Mundial. "A guerra tem um papel em preservar a paz. Mesmo assim, a guerra traz a tragédia humana. " A guerra em si nunca é gloriosa". [...] A entrega do prêmio a Obama, que o presidente recebeu hoje no auditório municipal de Oslo, ocorre dias após ordenar o envio de 30 mil soldados a mais ao Afeganistão.

Estadão.com.br

Será que isso é coerente com uma pessoa que recebeu o prêmio Nobel da Paz?
Paz e guerra são coisas totalmente opostas, e por isso não podem existir ao mesmo tempo no mesmo lugar.
Quando Obama foi eleito eu realmente achava que a mudança iria chegar nos Estados Unidos e que isso iria beneficiar muito todos os outros países do globo. Em seus discursos Obama prometeu tantas coisas boas: fechar a prisão de Guantanamo, investir em energias limpas, entre muitas outras coisas. Mas além dessas, ele disse uma em especial: retirar as tropas americanas do Iraque. (Veja parte de suas promesas, clicando aqui)
Mas como vemos, ele não cumpriu o que disse e ainda piorou as coisas, enviando mais soldados para o Iraque.
Quando o presidente Obama diz "Ajudamos a manter a paz com o sacrifício de nossos soldados e a força de nossas armas", ele só esquece de um pequeno detalhe. Não são apenas os soldados americanos que morrem. Milhares de pessoas inocentes são mortas diariamente por causa dos ataques americanos. Crianças, mulheres, trabalhadores...todos.
Será que esse realmente é o caminho para a paz?
Gandhi conseguiu atingir todos os seus objetivos sem sequer relar em armas. Além disso, ele vivia sacrificando-se com suas constantes greves de fome. Ele se "auto-flagelava" para o bem dos outros; Gandhi não mandava soldados matarem para conseguir o seu objetivo ou atingir a paz.

Esse texto foi escrito apenas para mostrar a minha indignação com esse acontecimento. Não vou condenar Barack Obama para sempre por esse erro, mas continuarei a criticá-lo se suas atitudes continuaram a contradizer seus discursos pré-eleitorais e o prêmio recebido por ele hoje. Ainda acredito nele, embora com um pouco de receio agora.
E por favor Srº Obama, não tome uma atitude incoerente com o seu prêmio da Paz em Copenhague também. Isso é tudo que lhe peço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário