segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As Crianças, Meio Ambiente e o Futuro.

Hoje finalmente chegou o grande dia - 07 de Dezembro de 2009 -, o ínicio da COP 15.
Achei um texto bem legal lá no blog do Diêgo ("E esse tal meio ambiente?"); que contém idéias que também defendo. O post "Quem disse que problemas ambientais é só coisa para gente grande?" publicado aqui no blog em Julho, pode ser relacionado com esse daqui. Quem quiser dar uma olhadinha depois, é só clicar aqui.
Segue então o texto do Diêgo:


Eu já tinha um post planejado pra hoje, mas andei lendo algumas coisas… e do nada cheguei ao Blog Climate Girl, que é de uma garota australiana, Parrys Raines, que desde seus 6 anos vem se interessando pela temática ambiental. Aos 10, Parrys produziu um vídeo para ensinar as crianças de sua cidade como ajudar o meio ambiente e diminuir as mudanças climáticas. Hoje, aos 16 anos, Parrys, junto com o prefeito de Sidney, é guardiã do People’s Orb, “uma esfera prateada e brilhante que mede 20 cm e contém um mosaico de 350 gigabytes, composto de histórias, vozes, imagens e ações referentes às mudanças climáticas, que foram recolhidos em todo o mundo”. Ela já ganhou vários prêmios, participou de vários eventos e têm usado seu blog como ferramenta de otimização de seu trabalho.

Muito legal o trabalho da Parrys, mas não é bem dela que quero falar. Depois que passei pelo seu blog, acabei topando com a Severn Suzuki, mais conhecida como “The girl who silenced the world for 5 minutes” (a garota que calou o mundo por 5 minutos), devido ao seu discurso no Rio-92. Na época com 12 anos, Severn e mais 3 amigos, que juntos fundaram a ECO – Environmental Children’s Organization, juntaram dinheiro para vir ao Brasil participar do evento. Severn Suzuki já era uma ativista ambiental desde o jardim da infância. Após a fundação do pequeno grupo quando ainda tinha apenas 9 anos, ela realizou com sucesso vários projetos em sua região. Suzuki deixou uma plateia de políticos e personalidades mundiais perplexa e em silêncio. Eu, em particular, fiquei bastante excitado, arrepiado e, incrivelmente orgulhoso (a demasiada adjetivação não demonstra nem metade de meus sentimentos rs) com seu discurso. Tudo que ela falou é muito atual e verdadeiro. Não sei se foi ela quem escreveu, mas aquele speech é digno de um presidente… de uma pessoa que faz isso há anos. Ela foi muito brilhante. Hoje, Severn é uma ativista ambiental. Saiba mais dela aqui.

Pesquisando sobre o caso, vi algumas opiniões de pessoas dizendo que aquilo era uma boboseira, que expor a menina daquela maneira era uma coisa ruim e blá,blá, blá… Além do fato de que aquilo entrava por um ouvido e saia pelo outro de todos os líderes mundiais ali presentes. Eu realmente não acredito nisso… Eu acredito nas pessoas, por mais manipuladoras e oportunistas que elas sejam, elas ainda continuam seres humanos e, consequentemente, têm sentimentos. E espero, sinceramente, que outras Severn e Parrys apareçam mais e mais – e esse é um dos meus objetivos com este blog – para não só conscientizar as pessoas sobre seus atos mas, principalmente, mostrá-las que mudanças de ações são possíveis. Como já disse o Pedro no post Crianças: “o futuro do planeta”, sim, o futuro está nas mãos delas… mas se os “adultos” não fizerem valer esse discurso, de nada adianta…

Bem, estou bastante otimista com a COP15 que começa amanhã hoje….

Espero que boas ideias surjam de lá; espero que nosso presidente possa assumir compromissos, pondo nosso país num lugar de destaque, de liderança…Não só ele, que a Marina Silva possa ser reconhecida mais e mais por todos seus feitos e possa ter palco para realização de mais ações. Vamos todos esperar para que isso aconteça…

De qualquer forma, não esqueçam de assistir ao vídeo do discurso da Severn, que já tem mais de 1,8 milhões de visitas.

Nesse link vocês encontram o discurso dela na íntegra.

Só mais uma coisa… tudo isso me lembrou esse vídeo do Greenpeace que eu acho muito f*. Vejam: Angry Boy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário