sábado, 18 de julho de 2009

Quem disse que problemas ambientais é coisa só para gente grande?


Sonhador! Sim, é isso! As pessoas que tentam mudar o mundo atualmente são chamadas por muitas pessoas de sonhadoras. Outras vezes de irrealistas, idealistas...
Sonhador? Irrealista? Será?
Quem disse que ter esperança em um mundo melhor é ser irrealista? Quem disse que achar que pode mudar o mundo é ser sonhador? Quem disse que tudo isso é apenas um sonho? Quem disse que não é real? Quem disse que não pode se tornar real? Quem? Quem? Quem?

Achei que as mudanças iriam começar com a iniciativa dos adultos. Era a conclusão mais lógica que podia chegar. Eles são os que mais tem experiência de vida, são os que tem grandes cargos, grandes cursos, grande conhecimento...
Achei que chegaria um dia em que eles escolheriam a mudança. Achariam mudanças e lutariam para modificar as coisas que não estão legais atualmente. Esse era o meu sonho! Achei que todos os adultos acordariam para mudar o nosso mundo! Mas apenas alguns poucos começaram essa tarefa.
Mas....Sonhos nunca são destruídos, apenas que você permita.
Os adultos estavam muito preocupados em seus trabalhos. Estavam muito preocupados em sustentar a casa, mesmo que para isso seja necessário ver sua família apenas 2 horas por dia. Estão muito preocupados com as suas ações na bolsa, com os juros da poupança, com o tempo que nunca é o bastante. Eles tem os seus problemas, não devia então incomodá-los com o meu sonho. Seria egoísta ao fazer isso.
Mas meu sonho não foi destruido. Modifiquei-o, mas eles continuou com o mesmo objetivo. Mudei apenas os personagens. Invés de adultos, entraram crianças e jovens. Sim, a parte mais jovem da sociedade.
Percebi que um sonho só pode se tornar realidade quando o sonhador está perto dos que também tem a coragem de sonhar.
Encontrei junto dos novos personagens, novos sonhadores. Mas sonhadores lutadores! Nós queremos a mudança e nós lutaremos por ela.

Agora muitos devem estar me chamando de louco. Antes era sonhador. Hoje fui promovido a louco. Sim ,legal!
Só porque são os jovens e as crianças que agora lutam pelo nosso planeta Terra, não siginifica que o nosso sonho não se tornará realidade.
Segue-se agora um texto escrito por uma criança de 9 anos, e que me deu energias para escrever essa introdução. Peço desculpa aos adultos que são sonhadores pois vocês também fazem parte da mudança que logo ocorrerá. Os adultos referidos acima (e que ainda tenho esperança que também se tornarão sonhadores) concerteza NÃO são vocês.
Sonhadores ou loucos, estaremos sempre unidos e lutando. A esperança nunca morre. Não a nossa!

O texto é um dialógo entre um beija-flor e o escritor, sobre o mundo atual. Foi um texto escrito por uma criança, então caso pareça meio infantil é porque ele é.... meio infantil :D




A Terra azul


- A Terra que beleza, mas por que está assim? A água, olha só! O que é isso, escritor?
- Banana, lixo, cascas de frutas, cadeiras, mesas quebradas. Nossa o que é isso, um cachorro?
-Mas o que é isso?
-A poluição, meu amigo beija-flor.
-O que é isso, escritor?
-As pessoas que não ajudam o meio ambiente ser limpo e jogam sujeiras, lixos e outras coisas.
-Nossa que fumaça, escritor.
-É a queimada, beija-flor.
-O que é isso?
- A queimada é o fogo queimando as árvores e além disso, poluindo muito.
-Mas como? Eu e meus amigos não vamos mais poder voar?
- Claro que vão, porque um dia eles vão entender o que Deus quer e São Francisco vai te proteger.
- Agora sim estou mais calmo.
-Não se preocupe, beija-flor.
-Nossa, que luz forte!
-É o sol. A coisa que os homens não podem fazer nada para destruí-lo.
-Então não podemos viver sem a água, as plantas, o ar e o sol.
-Sim ,senhor. Mas não é todo lugar que é assim destruído. Existem lugares maravilhosos, onde as pessoas tem consciência das coisas de Deus e não destroem.
Faça sua parte assim teremos um mundo melhor!

Palavras de uma criança!

3 comentários:

  1. Vitor, muito legal seu post,viajei legal, man.
    Concordo com tudo isso que falou... acho que só quando houverem mais pessoas que tenham essas consciência, quer percebam a importância de tudo isso, deixaremos de ser sonhadores...
    Realmente não sei... tenho medo de não viver para ver isso.
    De qualquer forma, quero pôr seu post no meu blog, tem algum problema?

    http://essetalmeioambiente.wordpress.com/

    Passe lá depois pra ver, e parabéns!
    Qualquer coisa, estamos aqui.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Desculpa não esperar a resposta, mas já coloquei lá... hehe
    também coloquei seu blog nos links favoritos...
    entre em contato quando ver o comentário.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Oie, entrei em contato deste blog por intermédio do blog do Diêgo Lôbo.
    Muito legal este texto....e também o blog. Vou add a minha lista e recomendados.

    Visite o meu blog qdo puder.

    http://pensareco.blogspot.com/
    Abs,

    ÉRICA SENA/ PENSAR ECO

    ResponderExcluir