sexta-feira, 1 de maio de 2009

Solidariedade




Existe uma frase muito conhecida por nós, que diz: "Uma imagem vale mais que mil palavras". E um video então?
O video acima passa a mensagem principal, a Solidariedade, perfeitamente, mas vou usá-lo para tecer alguns comentários. Não seria necessário já que ele diz tudo, mas seria bom para aprofundar mais sobre o tema.

Fazer o bem, essa moda pega! *

Muitos já devem ter percebido que vivemos em uma sociedade onde as pessoas copiam as ações das outras. Não podemos generalizar, mas a maioria das pessoas se encaixam nessa observação. Ou seja, somos uma sociedade formadas por "copiões", literalmente.
O problema, não é esse. Isso é uma característica que pode ser muito boa, se bem usada. O problema é que muitos de nós, copiamos as coisas ruins. São tantas coisas boas para copiar, mas algumas pessoas escolhem sempre as ruins. Um exemplo disso, aconteceu no ano passado. Todos devem se lembrar do caso da garotinha Isabella Nardoni. O acontecimento todos já conhecem, mas o que ocorreu juntamente com ele, muitos não sabem. Na época da divulgação do caso, feito pela mídia que só falava nele, 24 horas por dia, aconteceram outros ocorridos iguais ao de Isabella. E por isso, eu digo, essas outras mães e outros pais copiaram a atitude desumano dos pais de Isabella.
Mas por que copiamos o mal?!? E não o BEM?!?
Principalmente, pois quando ligamos a televisão, na hora do jornal, vemos o quê? Reportagens sobre uma voluntária que ajuda pessoas com câncer? Entrevistas com pessoas que lutam contra o aquecimento global? Não. É claro que não. Quando ligamos, sempre ouvimos falar de um roubo, de um sequestro, de um acidente, de um ataque, de um homem bomba, de um tiroteio na favela.... é só isso. É pequena a parte dedicada às boas ações, projetos para a paz, pequenas atitudes de pessoas. É claro, que é importante sabermos o que ocorre a nossa volta, mas não precisamos saber apenas das coisas ruins. Há muitas coisas boas também, mas elas não dão audiência né, mídia?
Vocês já pararam para pensar, como o mundo seria perfeito se copiassemos as coisas boas. Claro, que não precisamos apenas copiar, também podemos criar. Devemos soltar a imaginação e pensar em ações que podem ser feitas em benefício do próximo e do planeta. Devemos usar nossa capacidade de refletir, de pensar, de sonhar, de viver.
Muitas pessoas começaram a fazer trabalhos voluntários, pelo simples fato de seus familiares ou amigos também terem começado. Isso não significa que elas "copiaram", mas sim que precisavam de um empurrão inicial. Elas precisavam do EXEMPLO e ele foi dado. Então, vamos nos tornar exemplos também?
Pensemos um pouco nisso e sejamos exemplos para as pessoas que estão esperando o "empurrãozinho" para agirem no bem. Devemos ser a mudança e mostrar para os outros o caminho para um mundo melhor.
Então, sigamos em frente, todos fazendo "a pequena parte de cada um".

*O título e algumas idéias citadas no textos, foram baseadas em uma aula apresentada por dois professores. E por isso, deixo o meu profundo agradecimento, por darem a base à esse texto e ter-me feito refletir sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário