domingo, 31 de maio de 2009

É fogo! Mas dá pra apagar... - Dia mundial sem tabaco (31 de Maio)


No próximo domingo, dia 31 de maio, será comemorado mais um “Dia de Combate ao Fumo”. Desta vez, com uma boa novidade para os paulistas: a chamada lei antifumo, aprovada em abril pela Assembléia Legislativa de São Paulo e já sancionada pelo governador José Serra (PSDB), bane o uso de cigarro e derivados de tabaco em ambientes de uso coletivos, tanto públicos como privados, em todo o Estado.

A lei entra em vigor em agosto e não prevê punição ao fumante infrator, mas os estabelecimentos podem ser multados. Serão consideradas evidências de desrespeito à nova legislação cinzeiros ou bitucas de cigarro jogadas no chão, no lixo ou em vasos sanitários, falta de placas de proibição ao fumo com menção à nova lei e até cheiro de fumaça.

COMO É NO RESTO DO MUNDO?

As leis antifumo fazem parte do espírito de nosso tempo. A cruzada contra o cigarro começou nos anos 90 e ganhou força mais recentemente quando diversos países adotaram restrições severas em relação ao fumo em locais púbicos e no ambiente de trabalho.

A pioneira no quesito severidade foi a Irlanda, em 2004, primeiro país a impor a proibição total ao fumo em locais público, seguida pouco depois por Noruega, Suécia e Nova Zelândia. A Itália também aprovou a lei anti-tabaco na mesma época, proibindo o fumo em locais públicos e de trabalho.

Dois anos depois, em 2006, milhares de fumantes europeus e do continente americano também tiveram que apagar seus cigarros em espaços públicos fechados. Este foi o caso dos tabagistas de Cuba, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Argentina, Escócia e Canadá. Nos Estados Unidos, 19 estados e 2.300 cidades já adotaram legislações contra o cigarro.

Na França e no Reino Unido, é proibido fumar em todos os locais públicos desde 2007. Um ano depois, a França decidiu ir além e aplicar a lei também aos casinos, bares, lojas de tabaco, discotecas, hotéis e restaurantes. A Alemanha possui limitações ao direito de fumar nos locais de trabalho desde 2002 com o objetivo de proteger os empregados contra os riscos do tabagismo passivo.

Uma legislação antifumo progressiva foi adotada pela Bélgica. Em 1991, o país restringiu o fumo em locais fechados. Em 2006, vetou o cigarro em locais de trabalho. Logo depois, os espaços de fumantes nos restaurantes tiveram que permanecer completamente isolados da área de não-fumantes.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário