segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Economize energia com o seu telhado


Qualquer um que já tenha pisado descalço em uma superfície preta, em um dia de calor, conhece muito bem o fenômeno: cores escuras – e, especialmente, o preto – absorvem calor de forma muito eficiente, enquanto tons, como branco, refletem a luz e esquentam menos.

Então, que tal usar esse fenômeno da natureza a nosso favor para economizar energia? Foi o que pensaram alguns alunos do MIT – Massachusetts Institute of Technology ao criar o “Thermeleon”. Trata-se de uma telha que passa da cor branca para a preta, e vice-versa, de acordo com a temperatura do ambiente.

Assim, no frio, o telhado das casas fica preto, retendo mais calor e, consequentemente, diminuindo o uso de aquecedores (e até mesmo de lareiras) nas residências. Já no calor, como um camaleão, o telhado se adapta à alta temperatura e muda para a cor branca, o que garante uma menor absorção do calor e, logo, a diminuição do uso do ar condicionado.

A invenção ainda não está sendo comercializada, mas já passa pelos testes finais para aprovação. Enquanto ela não chega ao mercado, você pode economizar energia e, de quebra, contribuir para o combate ao aquecimento global, pintando o telhado da sua casa ou prédio de branco ou, ainda, cultivando um jardim no topo da sua residência (Veja o post "Telhados Verdes"). Que tal?

Fonte: Blog Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário