segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Crianças: “o futuro do planeta”

Esse post vem lá do blog do Diêgo - E esse tal meio-ambiente?
Um texto relacionada ao meio-ambiente e às crianças. Compatível com a data de hoje: o dia das crianças.

Hoje é Dia das Crianças no Brasil. Algumas das crianças brasileiras recebem presentes, algumas não recebem, algumas são abraçadas, outras vão passear em um lugar bonito e agradável. Mas todas elas recebem uma coisa em comum: a responsabilidade de ser o futuro.

Depositar nas crianças a responsabilidade de cuidar do futuro tem sido uma tarefa tradicional entre as civilizações. Com intuito de garantir que o futuro caia nas mãos certas, dedicamos a aperfeiçoar cada vez mais técnicas educacionais que abranjam os mais variados setores. Dentre eles, destaco aqui o ambiental, tendo em vista as constantes ameaças que a humanidade vem sofrendo devido a degradação que tem feito ao ambiente.

Esperamos que a Educação Ambiental, por si só, se encarregue de transformar crianças em adultos responsáveis com o planeta. No entanto, a maioria de nós não se comporta de forma a dar exemplo às crianças. Queremos futuros adultos responsáveis para que limpem a sujeira que fizemos e, enquanto eles amadurecem, nós esperamos sentados com a consciência tranquila.

Será que teremos bons resultados? Resta-me a esperança de que tenhamos, mas sinto-me no dever de tirar de cima dos ombros das crianças o peso da responsabilidade de garantir o futuro do planeta. Deixemos que a Educação Ambiental trabalhe para manter o que temos que consertar em nós mesmos. Que as crianças sejam o futuro sim, mas o futuro de um planeta adequado ao bem- estar de todos que nele habitam.

Um comentário:

  1. É bem mais cômodo para nós delegarmos a outros a função que deveríamos estar exercendo. A melhor educação para as crianças e enchê-las de exemplos. O ditado "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", não cola mais...

    ResponderExcluir