sábado, 11 de abril de 2009

Água e olhos fechados


Em pleno século XXI, época de gigantescos avanços científicos e tecnológicos, torna-se impossível conviver com uma atitude tão primitiva e irracional: a destruição de nosso bem mais precioso, a água.
São indústrias que jogam seus detritos em rios, vazamentos em nossas casas, ou seja, o maior descaso com um elemento natural que garante a nossa sobrevivência.
A água é importante para tudo. Ela é o solvente universal e é importantíssima para o nosso corpo, transportando substâncias e fazendo a "manutenção" da temperatura dele, por exemplo. Ou seja, ela é um dos principais elementos que possibilitam a vida.
No entanto, nós humanos irracionais do século XXI, vivemos com os olhos fechados. Mesmo a Terra possuindo muita água, apenas 3% desse total é água doce. E qual é o local que mias poluímos? Qual local jogamos mais dejetos? Nas águas doces. Engraçado, não?
Independente da água doce corresponder àpenas 3% da água total, essa quantidade é mais do que suficiente para nós. São 40 milhões de quilometros quadrados de água doce no mundo. Então, como ainda morrem cerca de 1,5 milhão de pessoas por falta de água todos os anos? Como conseguimos conviver com esse fato? Nossa! É verdade! Havia esquecido! Nossos olhos estão fechados, voluntariamente ou involuntariamente. Então não conseguimos enxergar isso.
Porém, não devemos deixar de destacar a água salgada da Terra. Ela corresponde por 97% do total de água do planeta. Mas mesmo ela, com esse enorme tamanho, também está sendo atacada por nós. Principalmente pelos poluentes que despejamos nos rios e que seguem para os ocenos, mas também por pequenas atitudes nossas, como os lixos deixadas em praias.
Um dos casos mais preocupantes atualmente é um gigantesco depósito de lixo em pleno oceano Pacífico. É assustado, mas a área dessa "sopa" de lixo equivale a dois teritórios iguais ao dos Estados Unidos (Para ver a reportagem feita pelo Fantástico sobre o "Lixão do Pacífico", clique aqui).
O que estamos fazendo? Estamos loucos? Quando vamos abrir nossos olhos? Como vamos abri-los?
Se a situação atual não se modificar a água, em um futuro próximo, pode tomar a posição do petróleo, sendo um dos principais causadores de conflitos e guerras no mundo.
Mas podemos impedir isso. Juntos podemos fazer muito. Estão surgindo, em todos os cantos do mundo, milhares de "abridores de olhos". Basta apenas você querer abrir o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário