sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Explicações

Olá galera!
A partir do domingo não poderei mais postar aqui no blog com a frequência que você estão acostumados. Estou indo fazer intercâmbio na Nova Zelândia e vou ficar lá seis meses, então não sei se vou conseguir entrar sempre aqui no blog.
Porém, sempre que puder, vou entrar e deixar a minha palavrinha aqui, mostrar o que tem sido feito do outro lado do mundo em prol do meio ambiente e da humanidade e muitas outras coisas.
Talvez também a equipe do blog aumente com a entrada de mais uma ou mais pessoas.
Um coisa é certa, o blog vai continuar a todo o vapor e nós continuaremos tentando melhorá-lo cada dia mais.
Obrigado a todos que acompanham o blog e até a próxima ;)

Brasil perde doze posições em ranking de educação

Resultado foi apresentado pelo Relatório da Unesco

O Brasil perdeu doze posições no índice de educação feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A queda, do 76º para o 88º lugar entre 128 países, ocorreu principalmente em razão da piora no índice de crianças que chegam até a quarta série.

Segundo a Unesco, de 80,5%, em 2005, o percentual caiu em 2007 para 75,6%. Um dos piores indicadores brasileiros mostrados pelo relatório é a repetência. Para o coordenador da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, apesar da alta taxa de repetência, o país foi bem avaliado no combate ao analfabetismo e na distribuição de recursos. O Ministério da Educação (MEC) disse que está analisando os números, e que eles se referem ao período anterior ao lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que ocorreu em 2007.


Fonte:
Envolverde


Pedalando sobre carros

Se depender do arquiteto búlgaro Martin Angelov, voar em uma bicicleta não será mais exclusividade dos ETs de filmes hollywoodianos. Ele desenvolveu um projeto chamado Kolelinia que sugere um novo meio de transporte urbano: as bicicletas voadoras.

A ideia é simples de entender, mas difícil de colocar em prática. Angelov defende a construção de uma espécie de
ciclovia, que passe por cima das grandes avenidas e dos cabos de eletricidade.

A bicicleta circularia por uma espécie de canaleta e, na altura do guidão, haveria um cabo de aço para prender a magrela e dar mais estabilidade ao ciclista. Além disso, por questões de segurança, Angelov propõe que quem estiver pedalando também seja preso ao cabo de aço, por equipamentos que se assemelham aos usados em escaladas. (Entenda mais no site do
Kolelinia)

O projeto mirabolante é uma alternativa para incentivar o uso de bicicletas e, assim, desafogar o trânsito das grandes avenidas, sem colocar em risco a vida dos ciclistas, que pedalam todos os dias pelas ruas das cidades com medo de carros, ônibus e caminhões.

E aí, o que você achou do Kolelinia? Teria coragem de arriscar umas pedaladas sobre a cidade?

domingo, 17 de janeiro de 2010

Você faz parte da luta, arregace as mangas e mude suas atitudes!


Não penso que a saída para a humanidade seja o retrocesso, ou seja, voltar ao uso de costumes antigos, evitando as vantagens dos frutos tecnológicos, mas sim na junção de tecnologias mais limpas e eficientes com a conscientização planetária dos seres humanos.
Não adianta apenas querer mudar as taxas de emissão de gases estufa, enquanto às pessoas continuam tendo atitudes irracionais e impactantes em seu cotidiano. Não cabe somente aos governantes, industriais, empresários carregar a cruz de lutar pela qualidade ambiental, através da sustentabilidade, mas a cada cidadão, independente da idade, classe social, etnia, estudo.

Não adianta se fingir de ambientalmente correto, e continuar desperdiçando água em seus banhos, torneiras; continuar a deixar seu lixo depositado na areia das praias, pelas ruas e calçadas, em todos locais, exceto nas lixeiras.

Segundo Samuel M. Branco, o ser humano está para os ecossistemas naturais como um parasita está para organismo são sobre o qual ele exerce sua ação parasitária. Duas coisas eu me pergunto diante dessa afirmação: todos os seres humanos se comportam como parasitas? Já que o planeta (o hospedeiro) é utilizado pelo homem sem dar um retorno positivo, ou seja: serve de fonte de alimento, sobrevivência para os seres humanos (os parasitas) que oferecem em troca: resíduos, impactos negativos? E a mudança de atitudes e de consciência não mudariam essa relação parasitária para uma relação harmônica?

Realmente, diante de tantas catástrofes atuais, nota-se que não há tempo para reflexões, mas sim para ações concretas e eficientes de todos os atores sociais, incluindo você.

Pense nisso! Feliz 2010!

Érica Sena


Artigo retirado do blog da Érica, o Pensar Eco

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

7 Sinais da Propaganda Ecológica Enganosa

Encontrei esse post no blog E esse tal meio ambiente? e achei legal compartilhar aqui no blog.
Devemos ficar atentos com todas essas empresas que se dizem verdes e sustentáveis.
Existem empresas que se preocupam com o meio ambiente? Claro. Mas algumas apenas usam isso apenas como propaganda, enquanto suas ações contradizem totalmente os conceitos de sustentabilidade.


No quadro, sinais para identificarmos uma propaganda ecológica enganosa


"Li esse post lá no Comunicadores, um dos melhores blogs de comunicação que leio, e quis compartilhar com vocês isso que é uma grande verdade, infelizmente. De 20 anos para cá, depois que o conceito de sustentabilidade começou a ganhar força, o que surgiu de empresas eco-sustentáveis, verdes, e o escambal… Temos mesmo de ficar de olho. As vezes a Veja pode até trazer algo útil. Acompanhem.

Na edição da semana passada da revista Veja (30.12.09, número 2145) ela trouxe uma reportagem que mostrava 10 ideias e posturas para um mundo mais sustentável everde. E entre esses 10 tópicos, destaco o papel social da propaganda que abordou o greenwashing, que é a artimanha de “esverdeamento” de uma marca.

É como afirma o Nizan Guanaes: “A publicidade deve ser o último passo da política de sustentabilidade da empresa. Ela só funciona quando reflete um conceito presente em toda a cadeia. Se o pensamento sustentável não estiver no DNA da empresa, fazer propaganda dele é o mesmo que dar um tiro no pé.” "

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Laptop feito de papel reciclado



A preocupação com o meio ambiente anda sendo uma inspiração e tanto para os designers. A mais nova invenção, projetada por Je Sung Park, veio diretamente da terra do sol nascente: é o Recyclabe Paper Laptop, um laptop feito com papel reciclado, como o próprio nome nos permite concluir.

O produto funciona como qualquer outro computador. A diferença está na sua confecção: ao invés das peças eletrônicas serem protegidas por materiais de plástico ou metal, elas são embaladas por papelão. A “capa”, claro, é muito menos duradoura, mas por ser feita de um material mais fácil de se reciclar, Je Sung aposta que é mais simpática ao meio ambiente. Será?

O novo laptop – inspirado na onda dos eletrônicos descartáveis, como câmeras e celulares – é, por enquanto, um produto apenas conceitual: não tem forma real, nem previsão de lançamento e muito menos preço. Parece que Je Sung teve uma ideia genial, mas não sabe muito bem como torná-la realidade. Alguém tem alguma sugestão para o moço?

sábado, 2 de janeiro de 2010

Uma nova década ínicia

A terra é, ainda hoje,um planeta onde o egoísmo, a violência, a mentira, e outros tantos outros"inimigos da alma" encontram terreno fértil pra se proliferar.

Há quem diga que não será assim pra sempre, e nisso eu acredito.A evolução das espécies é mais do que suficiente para confirmar essa teoria .E não só a evolução física e intelectual, mas principalmente a evolução moral.

Nos ultimos 3 séculos rolou um salto tão grande na evolução intelectual que ficamos abismados com a nossa própria capacidade inventativa e o alcance da nossa inteligência.O domínio da Eletricidade, a chegada do homem ao Espaço Sideral e o advento de inúmeras máquinas a sobrevivencia humana são alguns exemplos desse incrível " boom" intelectual da humanidade.Há quem diga também que, não fosse o modelo capitalista competitivo, esse avanço tão rápido não seria possível.Nisso eu também acredito.

Mas fica evidente que a evolução Moral não acompanhou nem de longe a evolução intelectual.Somos capazes de produzir alimentos que resistem a todos os tipos de pragas, mas não somos capazes de distribuí-los aos que ainda tem fome.Dominamos várias formas de obtenção de energia, mas em nome do interesse pessoal, da vaidade e do conforto individual,produzimos mais do que o planeta tem a nos oferecer.E olha que essa Mãe Terra sempre foi tão fraterna com os seus filhos, que nunca cobrou nada além da utilização sábia dos seus recursos.Inventamos o ar condicionado, mas nos esquecemos de como é sentir a brisa no rosto.Pisar na terra é importante, tanto quanto a infra-estrutura urbana.

Há quem diga também que Moralmente já fomos mais adiantados,e disso eu discordo.A lei da natureza é imutavel, mas as leis dos seres humanos estão sempre mudando e se aperfeiçoando( E como ainda estamos longe de ser perfeitos!).Basta pensar que a escravidão era comum há dois séculos atrás,que na Roma Antiga a diverção de domingo era ver pessoas serem devoradas pro leões e que no início da Revolução industrial mulheres e crianças trabalahvam 16 horas por dia.Assim, as leia dos homens vãoi se tornando mais perfeitas a medida que o homem vem caminhando para a perfeição.É evidente que ao olhar o mundo e a nossa sociedade cheia de mazelas e injustiças , percebe-se que estamos ainda muito distantes da perfeição.Tão distantes que alguns chegam a julgá-la inatingível, e disso eu também discordo.Se assim fosse,para que termos cérebro,polegares opositores, raciocínio, o Don da inteligência e o poder da vontade?

Nessa caminhada evolutiva,nada anda pra trás.Por isso nunca fomos tão evoluídos moralmente.A evolução é perfeita.Mas isso não pode servir de desculpa para a nossa apatia no enorme progresso que ainda há para ser feito.Tanto individualmente quanto coletivamente.
Nisso eu acredito.


FORFUN