domingo, 17 de janeiro de 2010

Você faz parte da luta, arregace as mangas e mude suas atitudes!


Não penso que a saída para a humanidade seja o retrocesso, ou seja, voltar ao uso de costumes antigos, evitando as vantagens dos frutos tecnológicos, mas sim na junção de tecnologias mais limpas e eficientes com a conscientização planetária dos seres humanos.
Não adianta apenas querer mudar as taxas de emissão de gases estufa, enquanto às pessoas continuam tendo atitudes irracionais e impactantes em seu cotidiano. Não cabe somente aos governantes, industriais, empresários carregar a cruz de lutar pela qualidade ambiental, através da sustentabilidade, mas a cada cidadão, independente da idade, classe social, etnia, estudo.

Não adianta se fingir de ambientalmente correto, e continuar desperdiçando água em seus banhos, torneiras; continuar a deixar seu lixo depositado na areia das praias, pelas ruas e calçadas, em todos locais, exceto nas lixeiras.

Segundo Samuel M. Branco, o ser humano está para os ecossistemas naturais como um parasita está para organismo são sobre o qual ele exerce sua ação parasitária. Duas coisas eu me pergunto diante dessa afirmação: todos os seres humanos se comportam como parasitas? Já que o planeta (o hospedeiro) é utilizado pelo homem sem dar um retorno positivo, ou seja: serve de fonte de alimento, sobrevivência para os seres humanos (os parasitas) que oferecem em troca: resíduos, impactos negativos? E a mudança de atitudes e de consciência não mudariam essa relação parasitária para uma relação harmônica?

Realmente, diante de tantas catástrofes atuais, nota-se que não há tempo para reflexões, mas sim para ações concretas e eficientes de todos os atores sociais, incluindo você.

Pense nisso! Feliz 2010!

Érica Sena


Artigo retirado do blog da Érica, o Pensar Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário