sábado, 14 de agosto de 2010

A Historia Ecologica do Brasil

Um curso para se entender os problemas ambientais de nosso pais sob o enfoque da interacao constante entre ecossistemas, estruturas economicas e producoes culturais

Nos dias 28 e 29 de agosto, Jose Augusto Padua, professor do Departamento de Historia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Ciencia Politica pelo IUPERJ e PhD em Historia Ambiental pela University of Oxford (Inglaterra), vai ministrar o curso de Historia Ecologica no Brasil no CBBC, centro de cursos de curta duração do IPE – Instituto de Pesquisas Ecologicas.

O curso abordara assuntos como a diversidade ecologica do territorio brasileiro e a geografia humana das sociedades indigenas, o “imperialismo ecologico” e as consequencias socioambientais da incorporacao do territorio brasileiro na economia moderna, a formacao do complexo socio-ecologico da pecuaria e as transformacoes das Caatingas, Cerrados e Campos dos sertoes do Nordeste, Centro Oeste e Sul, entre muitos outros (veja abaixo a programacao completa).

Ele acontecera na sede do IPE, localizada no municipio de Nazare Paulista e o prazo para as inscricao vai ate o dia 15 de agosto.


Jose Augusto Padua:

E professor do Departamento de Historia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratorio de Historia e Ecologia.E doutor em Ciencia Politica pelo IUPERJ e possui o Pos-doutorado em Historia Ambiental pela University of Oxford (Inglaterra). Foi membro da equipe de coordenacao do projeto Brasil Sustentavel e Democratico (1997-2005). Foi coordenador da area de florestas/biodiversidade da Greenpeace na America Latina (1991-1996). Como especialista em historia e politica ambiental, proferiu cursos, palestras e participou de trabalhos de campo em mais de 35 paises. Ele e autor dos livros "O Que e Ecologia", "Ecologia e Politica no Brasil" e "Um Sopro de Destruicao: Pensamento Politico e Critica Ambiental no Brasil Escravista", alem de inumeros artigos em periodicos nacionais e estrangeiros.

Programacao:

- A diversidade ecologica do territorio brasileiro e a geografia humana das sociedades indigenas.
- O “imperialismo ecologico” e as consequencias socioambientais da incorporacao do territorio brasileiro na economia-mundo moderna.
- A formacao do complexo socio-ecologico da cana de acucar e as transformacoes da Mata Atlantica no Nordeste.
- A formacao do complexo socio-ecologico da pecuaria e as transformacoes das Caatingas, Cerrados e Campos dos sertoes do Nordeste, Centro Oeste e Sul.
- A formacao do complexo socio-ecologico da mineracao de ouro e as transformacoes da Mata Atlantica e do Cerrado nos sertoes do Sudeste e Centro Oeste.
- A formacao do complexo socio-ecologico da borracha e a ocupacao da Floresta Amazonica.
- A formacao do complexo socio-ecologico do cafe e as transformacoes da Mata Atlantica no Sudeste.
- As consequencias socioambientais do processo de urbanizacao e industrializacao da sociedade brasileira no seculo XX.
- As tendencias atuais de transformacao do territorio e as perspectivas de transicao para o desenvolvimento sustentavel no Brasil.

2 comentários:

  1. Gostei da dica, deve valer a pena os cursos!

    Animal em Risco
    (www.animalemrisco.blogspot.com)
    O Blog Selvagem!

    ResponderExcluir
  2. Olá, já somos parceiros de banner. Mas alteramos o domínio, então é preciso trocar o código do nosso banner, porque o antigo está direciando para o endereço velho. Pedimos desculpa pelo transtorno e enviamos aqui o novo código.
    Agradecemos
    Código novo: está em nossa página principal passa lá e copia =) http://biosferams.org/

    ResponderExcluir