segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil perde R$8 bilhões por não reciclar


SÃO PAULO - Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado no dia 14 revela que o país perde R$ 8 bilhões por ano simplesmente por deixar de reciclar.

Os cálculos, apresentados no Ministério do Meio Ambiente, mostram que este seria o valor recolhido pelo país caso todo o material reciclável encaminhado para aterros e lixões nas cidades brasileiras tivesse destino correto.

Hoje, apenas 12% dos resíduos sólidos urbanos e industriais são reciclados - e a coleta seletiva só chega a 14% da população brasileira.

A partir dos dados da pesquisa, intitulada"Pagamento por serviços ambientais urbanos para gestão de resíduos sólidos",a ministra do meio ambiente, Isabella Teixeira,instituiu um grupo de trabalho entre o Ipea e os Ministérios.

O primeiro Programa de pagamento por serviços ambientais urbanos trabalhará em parceria com a coleta de lixo e as cooperativas de catadores.O próprio estudo utilizado como base para o projeto sugere medidas que aumentam a renda dos catadores, como o pagamento por produtividade e acréscimos compensatórios graduados.Linhas de crédito cooperativo também seriam uma ideia para aumentar a organização e formalização das cooperativas.

Em 45 dias, o novo grupo deve definir o funcionamento do programa, bem como suas fontes de recursos e as formas de repasse.




2 comentários:

  1. Olá, Vitor.
    E aí, como tão as coisas por aí?

    Finalmente mudei meu blog.
    Passe lá pra pegar o novo banner, ok?

    http://essetalmeioambiente.com/?page_id=531

    Um abraço,
    Depois me diga como estão as coisas ai...
    Diêgo

    ResponderExcluir
  2. Você ganhou um selo! Passe lá no blog para pegá-lo!

    Animal em Risco
    (www.animalemrisco.blogspot.com)
    O Blog Selvagem!

    ResponderExcluir