sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Explicações
Brasil perde doze posições em ranking de educação
Resultado foi apresentado pelo Relatório da Unesco
O Brasil perdeu doze posições no índice de educação feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A queda, do 76º para o 88º lugar entre 128 países, ocorreu principalmente em razão da piora no índice de crianças que chegam até a quarta série.
Segundo a Unesco, de 80,5%, em 2005, o percentual caiu em 2007 para 75,6%. Um dos piores indicadores brasileiros mostrados pelo relatório é a repetência. Para o coordenador da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, apesar da alta taxa de repetência, o país foi bem avaliado no combate ao analfabetismo e na distribuição de recursos. O Ministério da Educação (MEC) disse que está analisando os números, e que eles se referem ao período anterior ao lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que ocorreu em 2007.
Fonte: Envolverde
Pedalando sobre carros

A ideia é simples de entender, mas difícil de colocar em prática. Angelov defende a construção de uma espécie de ciclovia, que passe por cima das grandes avenidas e dos cabos de eletricidade.
A bicicleta circularia por uma espécie de canaleta e, na altura do guidão, haveria um cabo de aço para prender a magrela e dar mais estabilidade ao ciclista. Além disso, por questões de segurança, Angelov propõe que quem estiver pedalando também seja preso ao cabo de aço, por equipamentos que se assemelham aos usados em escaladas. (Entenda mais no site do Kolelinia)
O projeto mirabolante é uma alternativa para incentivar o uso de bicicletas e, assim, desafogar o trânsito das grandes avenidas, sem colocar em risco a vida dos ciclistas, que pedalam todos os dias pelas ruas das cidades com medo de carros, ônibus e caminhões.
E aí, o que você achou do Kolelinia? Teria coragem de arriscar umas pedaladas sobre a cidade?
domingo, 17 de janeiro de 2010
Você faz parte da luta, arregace as mangas e mude suas atitudes!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
7 Sinais da Propaganda Ecológica Enganosa

"Li esse post lá no Comunicadores, um dos melhores blogs de comunicação que leio, e quis compartilhar com vocês isso que é uma grande verdade, infelizmente. De 20 anos para cá, depois que o conceito de sustentabilidade começou a ganhar força, o que surgiu de empresas eco-sustentáveis, verdes, e o escambal… Temos mesmo de ficar de olho. As vezes a Veja pode até trazer algo útil. Acompanhem.
Na edição da semana passada da revista Veja (30.12.09, número 2145) ela trouxe uma reportagem que mostrava 10 ideias e posturas para um mundo mais sustentável everde. E entre esses 10 tópicos, destaco o papel social da propaganda que abordou o greenwashing, que é a artimanha de “esverdeamento” de uma marca.
É como afirma o Nizan Guanaes: “A publicidade deve ser o último passo da política de sustentabilidade da empresa. Ela só funciona quando reflete um conceito presente em toda a cadeia. Se o pensamento sustentável não estiver no DNA da empresa, fazer propaganda dele é o mesmo que dar um tiro no pé.” "
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Laptop feito de papel reciclado

O produto funciona como qualquer outro computador. A diferença está na sua confecção: ao invés das peças eletrônicas serem protegidas por materiais de plástico ou metal, elas são embaladas por papelão. A “capa”, claro, é muito menos duradoura, mas por ser feita de um material mais fácil de se reciclar, Je Sung aposta que é mais simpática ao meio ambiente. Será?
O novo laptop – inspirado na onda dos eletrônicos descartáveis, como câmeras e celulares – é, por enquanto, um produto apenas conceitual: não tem forma real, nem previsão de lançamento e muito menos preço. Parece que Je Sung teve uma ideia genial, mas não sabe muito bem como torná-la realidade. Alguém tem alguma sugestão para o moço?
sábado, 2 de janeiro de 2010
Uma nova década ínicia
