quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Casas revestidas com jeans usado


“Mude o mundo com um par de jeans por vez”! Esse é o lema da ONG norte-americana “Cotton from Blue to Green” (algo como “Algodão: do azul ao verde”, em tradução livre), que desde de 2006 arrecada, nos EUA, jeans usados para ações beneficentes.

A ideia, como muitos podem pensar, não é doar as roupas para pessoas carentes, mas sim transformá-las em revestimento para casas de comunidades necessitadas financeiramente ou que foram atingidas por algum tipo de desastre natural.

Como? A partir de uma técnica chamada UltraTouch Natural Cotton Fiber, que utiliza tecidos de algodão como matéria prima para a confecção de placas de revestimento naturais e recicladas, que podem ser usadas na construção de casas. Elas possuem as mesmas características de qualquer modelo sintético usado para construir, com apenas uma diferença: a quantidade de produtos tóxicos usados na confecção é bem menor.

Segundo os inventores da técnica, 500 peças jeans usadas são suficientes para revestir uma casa média. No site da ONG existe uma espécie de contador, que mostra quantas famílias carentes – como, por exemplo, as vítimas do furação Katrina – já foram presenteadas com moradias de “revestimento jeans”. Ao todo, a técnica já foi aplicada em 180 casas, mas a meta inicial da ONG é entregar 300 moradias para comunidades carentes.

Tudo isso a partir daquele jeans usado, que muitas vezes esquecemos no fundo do armário. Está aí mais um exemplo de iniciativa sustentável, que gera empregos, beneficia necessitados e ainda agride menos o meio ambiente.

Visite Cotton From Blue to Green

Fonte: Blog Planeta Sustentável - Superinteressante

Um comentário: