domingo, 13 de setembro de 2009

Do LCD à UTI


Esse é um daqueles casos que não sei dizer quem nasceu primeiro. Calma, nao é mais uma vez aquela história do ovo e da galinha, etc... Mas, depois que descobri o que os pesquisadores do York Green Chemistry Centre of Excellence estão estudando, essa pergunta me veio direto a mente. O que veio primeiro, uma necessidade de reciclagem ou de medicina?

Pra você entender o que está acontecendo, é simples. Imagine que cerca de 2.5 bilhões de monitores de LCD estão chegando ao fim de sua vida útil e que todos os anos o consumo desse tipo de equipamento aumenta nos escritórios e nas residências devido o barateamento da tecnologia. Ou seja, daqui a pouco teremos um mar de equipamentos LCD para destinar.

Por outro lado, a indústria farmaceutica usa um material chamado Acetato de Polivinila (PVAc), um polímero sintético que é encontrado na fabricação dos equipamentos de LCD. Os pesquisadores descobriram que é possível recuperar o material através de processos de lavagem em água aquecida e etanol, produzindo o PVA Expandido que, por sua vez, pode ser colocado em comprimidos ou curativos, ajudando tecidos e partes do corpo a se regenerar.

A solução adotada comumente para esse tipo de material é enviá-lo a aterros industriais ou incineradores. Entretanto, apesar do PVAc não ser um composto que traz grande risco ambiental, não faz o menor sentido desperdiçá-lo pois é derivado de recursos não renováveis.

O estudo entrou na fase de testes esse ano e logo será possível utilizar na prática esse processo. Já imaginou quantas vidas essa telinha na sua frente pode ajudar?

Por Alexandre Almeida

Fonte: Blog Lixograma - Planeta Sustentável

Um comentário:

  1. Muito interessante.
    Só resta saber sobre o custo comparativo.

    ps: saiu hoje na folha sobre asfalto que gera energia (solar). Os EUAs estão iniciando os textes com isso.

    O problema são os custos...

    ResponderExcluir