terça-feira, 31 de março de 2009

Consumismo Desenfreado: Consequências para você, a sociedade e o meio-ambiente



O consumismo desenfreado dos dias atuais têm muitas conseqüências tanto para a própria pessoa, como para a sociedade e o meio ambiente.

As pessoas devido ao sistema que vivem, onde o importante é o que você tem e não que você é, tendem a desenvolver distúrbios caracterizados pela compulsão em comprar coisas desnecessárias que talvez nunca usarão. Além disso, elas são influenciadas por um dos maiores difusores do consumismo: a mídia. Todos os dias somos “bombardeados” com milhares de propagandas. São milhões e milhões gastos para tentar nos fazer comprar os produtos.

O consumismo também causa conseqüências à sociedade, já que contribuem para o processo de degradação das relações sociais. Muitas vezes, excluímos pessoas, julgamo-as, pelo simples fato de ela não possuir tal coisa ou não estar com “roupas da moda”. É surpreendente como uma pessoa é “crucificada” pelo simples fato de não se submeter ao sistema que privilegia poucos, faz você valer o que possui e paga centavos a uma criança chinesa para produzir produtos que são vendidos do outro lado do mundo por preços absurdamente altos.

Mas a parte mais desastrosa é a do meio-ambiente. Como é possível um planeta suportar um sistema em que a lei vigente é: “use, descarte, compre sempre o novo”? Estamos destruindo totalmente a Terra para satisfazermos o nosso prazer de comprar, comprar e comprar. Mas nunca cansamos! Esse é o problema! Queremos sempre mais e mais. A cada dia surgem aparelhos mais novos, roupas diferentes. O sistema impõe-nos que devemos sempre ter o mais novo, mesmo que o antigo ainda esteja bom.

Devemos mudar nossa mentalidade primitiva e irracional, devemos deixar de pensar apenas no nosso “próprio umbigo” e ver as pessoas que tem menos que nós. Um dos nossos principais problemas é que sempre quando vamos nos comparar com outras pessoas, sempre escolhemos as que têm mais. Por que nunca nos comparamos com as que têm menos?

Devemos evoluir. Acabar com esse pensamento que temos de sempre ter mais e mais. Acabar com o “descartar” e, seguir a nova lei: reutilizar, reciclar e reduzir. Reduzir! Todos nós temos direito de comprar, de gastar nosso dinheiro tão suado, mas isso não quer dizer que devemos ter tudo, enquanto outros não têm nada.

Mas a mudança depende de nós. Desde mim até ti. Desde o miserável até o bilionário. Desde pessoas sem grandes cargos até presidentes. Desde o ignorante até o intelectual. Depende de todos nós.

Pense nisso! E viva! Reflita! Quebre as regras impostas pelo sistema! Seja livre!

22 comentários:

  1. nem li mais deve ta bom
    ;)


    by:jorge

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Vitor... e pelo Blog também (Vitor e Dri)...dá pra perceber o empenho e a força de vocês ele belo assim como está...

    Só uma coisinha sobre o texto.."Presidentes também são pessoas"...

    Parabéns....

    ResponderExcluir
  3. Concerteza!
    "Presidentes também são pessoas."
    Obrigado pelo aviso e o texto já está corrigido, para a idéia real que deveria ser transmitida.

    Obrigado pelo elogio e pela ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante nos preocuparmos pelo um mundo melhor,espero que aqueles que leem este texto tenham um pouco de atitude e faça valer a pena por um mundo melhor!Obrigada pela a ajuda!

    ResponderExcluir
  5. Edileuza Lima,gostei bastante do que eu li e minha professora também,obrigada pela a ajuda!

    ResponderExcluir
  6. ba agora notei que sou consumista. Vou tentar mudar!!!! _ _+

    ResponderExcluir
  7. Ajudou muito no meu trabalho de facul... vlw

    ResponderExcluir
  8. Vai tomááá nu cúziúú!!!

    ResponderExcluir
  9. Nós compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas das quais não gostamos.”

    ResponderExcluir
  10. sou consumista agora que vi

    ResponderExcluir
  11. q saite idioata que pánaca qué esreveu izo ta tudo erado qué retarrdado esse carra què bóco esse carra

    ResponderExcluir
  12. sou retardado e legal ao mesmo tempo :) uati das de foxi sai ??? q q é cocô chuchu belezza seus vacas e suas bois o q q é computador tudo na mao com açucar o q é calendario tudo de boa na lagoa seus retarrdato sou jaem nome de pato pones e chines e coreano e meu gatom tem nome de cachorro e na verdade e eu esquilo.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom!!!!Seu blog é ótimo ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li o texto gostei, pois é uma realidade fatalista a qual vivemos hoje, em nossa sociedade consumerista, onde você foi educado para consumir e consumir, pagar conatas e mais contas até quando? isso vai parar minha gente socorro! só trabalhamos para pagar contas e mais nada. Pra quer vivemos hoje? se o tempo passa tão depressa que não aproveitamos os momentos belos da vida e da família.

      Excluir