Já imaginou um espaço on line em que você possa apontar qualquer tipo de problema que observa na sua cidade e, pouco tempo depois, obter soluções para resolvê-lo? O administrador de empresas Rodrigo Bandeira, sim e, melhor ainda, colocou a ideia em prática.
O moço, que é diretor do Instituto Seva – uma entidade sem fins lucrativos que busca incentivar a participação cidadã –, criou o portal Cidade Democrática, que usa a internet como uma ferramenta colaborativa, em que cidadãos, ONGs, empresas e poder público podem trocar informações em prol de uma cidade com melhor qualidade de vida.
Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem se cadastrar no site e postar problemas ou propostas para melhorar a cidade em que vivem. Vale de tudo: reclamar de um buraco na rua, sugerir mais ciclovias ou banheiros públicos em uma determinada região ou, ainda, denunciar um patrimônio público que esteja mal conservado.
A partir daí, através de tags, é possível descobrir outras pessoas on line que reclamam das mesmas coisas que você e, também, ONGs e candidatos que apresentam propostas para solucionar o seu problema. O site aposta que, desta forma, a partir de uma integração social, fica mais fácil mudar a realidade dos municípios.
Entenda um pouco mais sobre a iniciativa no vídeo abaixo.
O Cidade Democrática ainda está em versão beta, mas já conta com, aproximadamente, 500 participantes. E você, acredita na eficácia desse projeto?
Já me cadatrei no site e coloquei o problema de minha cidade: falta de árvores e áreas verdes.
Entre lá também e fale o problema de seu bairro ou de sua cidade em geral.
Participem! Quanto mais pessoas cadastradas melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário