Prolongando o assunto da postagem anterior em que o Vitor expôs muito bem a dura realidade do consumo exagerado de sacolas descartáveis, achei uma matéira que tem por objetivo auxiliar o consumidor para produtos que sejam menos nocivo para o ambiente.Foi criada pelo site americano Chow especializado na arte de comer, beber e se vestir e resumido pelo site da Veja, escrito por Denis Russo em que é dada uma nota de 1 a 5 para os tipos de embalagens que utilizamos, levando em consideração o impacto ambiental.
Nota 1
Isopor: Esse material torna-se simplesmente parte permanente do meio ambiente:ficará lá para sempre entulhando o mundo.Cidades americanas estão começando a proibir essas embalagens.
Nota 2
Caixas de plástico: Além de serem feitas de petróleo, que está em falta e cuja exploração causa vários danos ambientais, tem substâncias potencialmente nocivas que podem contaminar a comida.
Nota 3
Sacos plásticos ou de papel: É difícil determinar qual dos dois é menos pior -depende das taxas de reciclagem de cada material em sua cidade.A decisão é entre derrubar árvores ou colocar material não biodegradável no mundo.O ideal é escolher pensando em qual dos dois você tem alguma chance de reutilizar.
Nota 4
Papel alumínio: É abundante( embora não infinito) e pode ser reciclado quantas vezes for necessário( o que é ótimo, mas consome energia).
Papel reciclado: Não é perfeito porque sua produção gasta energia, além de não ter a garantia de que o papel seja 100% reciclado.
Nota 5
Embalagem comestível :Ótimo, mas de nada adianta se você se melecar todo e precisar de 20 guardanapos de papel para se limpar.
Sua própria embalagem: Solução.Tenho uma, dobrável,que cabe no bolso e mora na bolsinha da minha bicicleta!
Referência: http://veja.abril.uol.com.br/blog/denis-russo/secao/consumo/
Muito boas os posts de vcs!!!!!Adorei!
ResponderExcluirbj
Érica Sena/ PENSAR ECO!!!