quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

7 Sinais da Propaganda Ecológica Enganosa

Encontrei esse post no blog E esse tal meio ambiente? e achei legal compartilhar aqui no blog.
Devemos ficar atentos com todas essas empresas que se dizem verdes e sustentáveis.
Existem empresas que se preocupam com o meio ambiente? Claro. Mas algumas apenas usam isso apenas como propaganda, enquanto suas ações contradizem totalmente os conceitos de sustentabilidade.


No quadro, sinais para identificarmos uma propaganda ecológica enganosa


"Li esse post lá no Comunicadores, um dos melhores blogs de comunicação que leio, e quis compartilhar com vocês isso que é uma grande verdade, infelizmente. De 20 anos para cá, depois que o conceito de sustentabilidade começou a ganhar força, o que surgiu de empresas eco-sustentáveis, verdes, e o escambal… Temos mesmo de ficar de olho. As vezes a Veja pode até trazer algo útil. Acompanhem.

Na edição da semana passada da revista Veja (30.12.09, número 2145) ela trouxe uma reportagem que mostrava 10 ideias e posturas para um mundo mais sustentável everde. E entre esses 10 tópicos, destaco o papel social da propaganda que abordou o greenwashing, que é a artimanha de “esverdeamento” de uma marca.

É como afirma o Nizan Guanaes: “A publicidade deve ser o último passo da política de sustentabilidade da empresa. Ela só funciona quando reflete um conceito presente em toda a cadeia. Se o pensamento sustentável não estiver no DNA da empresa, fazer propaganda dele é o mesmo que dar um tiro no pé.” "

Um comentário:

  1. Adorei o post! Isso mesmo, a preservação ambiental está na moda, mas não deve ser utilizada como meio de aumentar o consumo, principalmente de produtos enganosos, e consequentemente ir de encontro ao que prega.

    ResponderExcluir