sábado, 27 de fevereiro de 2010




A Hora do Planeta, ou "Earth Hour", começou na cidade de Sidney, na Austrália, em 2007. Em 2008, a Hora do Planeta tornou-se internacional, e no dia 28 de Março, de 2009, mais de 4000 cidades de 88 países no mundo aderiram à Hora do Planeta.

A Hora do Planeta é um modo de manifestarmos, apagando as luzes durante uma hora, que estamos preocupados com a componente antropogénica do aquecimento global e das alterações climáticas e que queremos que os governantes tomem medidas capazes de minimizar as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera.

No ano passado, o objetivo era a conferencia da ONU sobre mudanças climáticas. O fato de os governantes mundiais (nem todos, claro) estarem mais preocupados com o lucro das organizações que dominam a economia global, levou a que esta conferencia tenha sido um verdadeiro fracasso. Os compromissos assumidos foram apenas por uma parte dos países e absolutamente insuficientes para diminuir as emissões de CO2 e prevenir um aquecimento excessivo para a próxima década.

À parte a Austrália, que já sofre efeitos das alterações climáticas com a seca, os incêndios e as chuvas diluvianas, a maioria dos países afetados e em risco de ser afetados a mais curto prazo pelos efeitos das alterações climática, são os países pobres. E isso parece não afectar os países ricos.

Por isso, não podemos desistir, não podemos deixar de nos manifestar e exigir que sejam tomadas medidas sérias no combate às alterações climáticas. Não se trata apenas de poupar a energia de iluminação de 1 hora, a Hora do Planetea é sobretudo uma dessas oportunidades de darmos um sinal.

Vote pela Terra, aderindo à à Hora do Planeta, desligando as luzes no sábado, daqui a 4 semanas, dia 27 de Março, entre as 20:30 e as 21:30h. Registe-se como participante na Hora do Planeta aqui.

Apele aos que governam o seu Município para fazer o mesmo: registar-se na Hora do Planeta e apagar as luzes nessa hora nos edifícios municipais. Divulgue.

Fonte: Blog Sustentabilidade é Acção

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pintura obsoleta?



Você ainda se lembra do disquete, da fita de vídeo VHS e da fita cassete? Pode até parecer uma pergunta obsoleta, mas o artista plástico britânico Nick Gentry descobriu um fim muito legal e criativo para essas “velharias”.

Em suas telas, Gentry usa esses objetos para construir faces imaginárias e identidades que podem ter ligação com as informações pessoais armazenadas nesses formatos de mídia. Seus trabalhos têm como foco explorar o avanço da tecnologia.

Além disso, o britânico espera que seu trabalho possa "encorajar as pessoas a pensar de maneira mais criativa sobre os objetos que são considerados obsoletos ou inúteis". Para continuar pintando, Gentry pede doações desses tipos de mídia, que antes eram encontrados em fartura e, hoje, tornaram-se materiais difíceis de serem encontrados.

Como dizia o velho Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, não acha?



Estou preparando uma postagem sobre algumas coisas sustentaveis aqui da Nova Zelandia e em breve acho que consigo posta-la aqui. So' preciso antes, arrumar um jeito de colocar acentos na palavras :)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Operação Boi Pirataria II


Não gaste para desmatar e plantar pasto porque nós vamos pegar os bois.Essa é a mensagem que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)vem dando a criadores de gado no Pará que teimam em seguir derrubando árvores ilegalmente na zona de influência da BR-163, que corta o sudoeste do estado.O saldo de oito meses da operação Boi Pirata II comprova que o recado do órgão está sendo dado de maneira clara.A intensidade da fiscalização no município de Novo Progresso, um dos campeões do desmatamento na Amazônia, embargou 50 mil hectares, lavrou mais de 100 autos de infração e forçou a retirada de milhares de cabeças de bois de terras onde crescem florestas e que muito provavelmente são públicas.

O vigor da ação federal limpou de bois a floresta nacional do Jamanxim,criada em 2005, depois do assassinato da freira Dorothy Stang, e que tinha virado uma espécie de baluarte do desafio de pecuaristas ao poder federal.Os sindicatos rurais da região insistiam em mandar seus associados manter o gado na área, fazendo troça do poder do Ibama de expulsá-los de lá.Por enquanto pelo menos, a atuação dos fiscais anda deixando a turma da motosserra, que costuma se divertir fazendo pouco da lei,cabisbaixa.

Todas as áreas embargadas por desmatamento ilegal ou por impedir a regeneração da floresta foram multadas e os fazendeiros que mantinham o gado foram notificados para retirar os animais do local,sob a pena de os verem apreendidos.Com medo de perder os bois, alguns proprietários agiram rápido.

O boi pirata II custou aproximadamente R$ 2 milhões, envolveu mais de 100 fiscais do Ibama e contou com o apoio da Força Nacional.O gado apreendido foi doado pelo Ibama para programas sociais do governo federal no Pará, Bahia e Maranhão por meio de um convênio do órgão com o Ministério do Desenvolvimento Social(MDS).Agentes do Ibama fizeram uma reunião com as entidades representativas dos produtores rurais da região de Novo Progresso para tentar convencê-los sobre a importância de conter o desmatamento.Para contribuir na persuasão da turma, vão levar os números finais da operação, uma prova de que 2009 não foi um ano igual àqueles que passaram.Tomar que 2010 também não, que assim seja para todas as pessoas.Inclusive o gado dos vereadores, governadores, prefeitos, tios do amigo do filho do governador... que saiam dessa área e que os responsáveis por esse trabalho maravilhoso não se venda.