quarta-feira, 31 de março de 2010

Fernando de Noronha pode afundar


Calma, não é agora.Na verdade, talvez seja mais fácil a ilha ser encoberta pelo oceano.Mas que a coisa por lá está feia, está.Um estudo coordenado pelo governo estadual e federal identificou uma realidade de sobrecarga em Noronha.

A ilha tem gente demais e recurso de menos.Falta água, energia e qualidade de vida.O estudo utilizou vários indicadores para constatar os problemas, um deles foi a Pegada Ecológica-ferramenta e avalia o uso do espaço, considerando a área(em hectares), a população e o consumo dos recursos naturais.

O resultado foi surpreendente.De acordo com a pegada, o estrago em Noronha é maior em 14% do que a média do planeta e 21% do que no Brasil. Os "noronhenses" usam o equivalente a 2,54 hectares/per capita por ano enquanto a média brasileira é de 2,1 ha/indivíduo.

É um problema grave, já que Noronha teria capacidade para oferecer 0,12ha/indivíduo.
Pra mais informações, clique aqui .



Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Allan, eu sou da Equipe Animal em Risco (www.animalemrisco.blogspot.com), eu adicionei você como parceiro no blog, gostaria que você me adicione também, e que, quando você fizer isso, me dê um aviso lá no blog!

    Muito obrigado!

    Att,

    Allan Navarro - Equipe Animal em Risco
    O blog selvagem!

    ResponderExcluir