terça-feira, 29 de setembro de 2009

Seed Balls


Criada pelo Sr. Masanobu Fukuoka,trata-se de um coquetel de sementes armazenado em uma bola de barro,usado para reflorestar grandes áreas.


A receita é a seguinte:

Junte sementes ou compre-as para fazer as esferas de argila( você pode varias sementes de plantas diferentes ou colocar apenas uma, duas, no máximo três sementes dentro de cada esfera de argila).


Proporções:

01 porção de várias sementes secas;

03 porções de adubo orgânico( fertilizante natural a base de vegetais)

05 porções de argila vermelha ou marrom ( evite argila cinzenta, geralmente usadas pára fazer tijolo);

01 a 02 porção de água


Junte todos os componentes secos e misture-os bem.A seguir adicione a água, faça a massa e modele as esferas.

Coloque as esferas em cima de papel( papelão) e deixe-as na sombra para secar,elas podem ficar armazenadas por semanas ou para uso imediato após a secagem.

As esferas de semente podem ser distribuídas,espalhadas naturalmente na superfície do terreno escolhido( a distancia de uma esfera e outra varia de acordo com o tamanho das futuras plantas)






A dica está dada, é simples, fácil.Uma maneira de interagir e ajudar o meio ambiente quando bem feito!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Morte aos pandas?


“Os conservacionistas deveriam ‘puxar a tomada’ dos pandas gigantes e deixar que morram com um pouco de dignidade”. Por incrível que pareça, essa afirmação foi feita por Chris Packham, apresentador da rede britânica BBC e – pasme – naturalista, durante uma entrevista.

O argumento de Packham é que a espécie não é forte o suficiente para sobreviver sem a ajuda do ser humano e o dinheiro gasto com a conservação dos ursos pandas poderia ser investido na preservação de outros animais. “Eles são grandes, fofos e estão no logo da WWFWorld Wide Fund for Nature, mas, infelizmente, colocamos milhões de libras na conservação dos pandas, que são um saco sem fundo”.

Certamente ele se esqueceu de que só precisamos gastar tanto com essas dóceis criaturas porque nós mesmos degradamos seu hábitat natural. Esse investimento é o mínimo que podemos fazer por eles. Hoje, os cerca de 1.600 pandas gigantes que ainda existem na natureza estão confinados em florestas no sudoeste da China e consomem grande quantidade de bambu para sobreviver.

É claro que a opinião de Packham não é nenhum consenso. Para o cientista da WWF, Mark Wright, a declaração do apresentador foi irresponsável. “Seria como dizer que a baleia azul é um saco sem fundo, pois vive no oceano”, retruca.

Se você concorda com Packman, é bom tomar cuidado. Perguntado sobre qual animal, além dos pandas, poderia ser extinto, ele respondeu: “Sem dúvida, os seres humanos”.

Fonte: Blog Planeta Sustentável

Salve o urso polar pelo Twitter!

Uma boa parte do gelo que cobre o oceano Ártico já desapareceu. E quem sofre com isso são os animais que dependem dele para viver, como o urso polar – que corre o risco de sumir em alguns anos.

Mas você pode impedir que isso aconteça e fazer com que a calota de gelo cresça, assegurando a sobrevivência desse animal. Como? Simples! Se é usuário do Twitter, basta publicar posts “verdes” e espalhar a mensagem pelo mundo.

É o que prega a iniciativa do zoológico de Toronto, que criou um site dedicado à causa. Segundo a instituição, nossos pequenos tweets podem fazer uma grande diferença para o futuro do urso polar.

Pode parecer um pouco exagerado, mas uma coisa é certa: se ficarmos em silêncio, além do gelo do Ártico e do urso polar, muita coisa poderá sumir do mapa. E você? Já publicou a sua mensagem?

Fonte: Blog Planeta Sustentável

Entre no site Polar Tweets, clicando aqui.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Por Um Mundo Melhor" recebe mais dois selos

Agora os prêmios vieram em dobro.
Muito obrigado novamente a todos os blogs parceiros e por todas as pessoas que acompanham o blog. Muito obrigado!

Selo "Seu Blog é Viciante"


Gostariamos de agradecer a Érica do Blog Pensar Eco (http://pensareco.blogspot.com) por nos presentear com esse selo e parabeniza-la pelo seu ótimo trabalho em seu blog.
Quem puder dê uma visitinha lá!

Selo "Blog Dorado"


Quem nos presenteou com esse selo foi o Rafael do blog Bio Rapinas ( http://biorapinas.blogspot.com) e novamente a Érica do blog Pensar Eco.
Queriamos agradecer profundamente ao Rafael e a Érica!

Segundo o post deles, o prêmio homenageia os melhores blogs e tem sua simbologia nas cores que utiliza: a cor azul representa paz, profundidade e imensidão, enquanto a cor dourada ressalta a sabedoria, a riqueza e a claridade das idéias. O prêmio em si representa a união entre os blogueiros. As regras:
1) Colocar o prêmio em situação visível ou linká-lo (se alguem souber do link original, por favor me envie!);
2) Anunciar através de um link, o blog que o premiou e premiar até outros 15 blogs, avisando cada blogueiro sobre a premiação.

Vou ficar devendo os blogs indicados, mas logo escolherei e publicarei aqui.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

É dia de deixar o carro na garagem


Hoje, dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial sem Carro. A ideia é deixar o automóvel em casa e usar meios de transporte alternativos.

A data surgiu na França, em 1998, com o objetivo de alertar a população para a importância do combate à poluição do ar e estimular o uso de transportes não-motorizados. O Brasil teve sua primeira edição três anos depois e contou com a tímida participação de 11 cidades. A cidade de São Paulo, por exemplo, aderiu à comemoração apenas em 2005.

Para incentivar as pessoas a andarem a pé ou usarem ônibus, metrô ou bicicleta, as prefeituras e organizações envolvidas com o Dia Mundial sem Carro promovem diversas atividades culturais e educativas.

No Rio de Janeiro, um decreto municipal proíbe o estacionamento de carros em áreas do centro da cidade e determina que as empresas de ônibus operem com 100% de sua frota amanhã.

Já na capital paulista, entre as ações programadas, o Instituto Akatu para o Consumo Consciente cobrirá com tapetes verdes algumas vagas da Rua Padre João Manoel (próximo à Avenida Paulista), transformando o espaço – geralmente ocupado por carros – em um local de convivência.

É fato que o carro tem ocupado um espaço absurdo nas ruas das grandes cidades e esse número não pára de crescer, mas, em alguns locais, o transporte público também não é lá dos melhores – o que acaba estimulando o uso do automóvel. Quem sabe as ações desta data não mobilizam também os governantes a fazerem mais pela mobilidade nos centros urbanos?

Fonte: Blog Planeta Sustentável

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Por Um Mundo Melhor" recebe seu segundo selo

Recebemos esse selo do parceiro Rafael do blog Bio Rapinas. Queriamos agradecer profundamente ao Rafael, a todos os blogs parceiros e a todas as pessoas que acompanham o nosso blog.
Nosso profundo agradecimento.

Escolhemos alguns blogs para compartilhar o selo:

Pensar Eco, é Lógico! ( http://pensareco.blogspot.com )
E esse tal Meio Ambiente? ( http://essetalmeioambiente.wordpress.com )
Atitude Eco ( http://atitudeco.wordpress.com )
Bio Os Fera ( http://biosferams.blogspot.com )
Água Dona da Vida ( http://aguadonadavida.blogspot.com )
Jornal Defesa dos Animais ( http://jornalanimais.blogspot.com )

domingo, 13 de setembro de 2009

Declaração Budista sobre Mudanças Climáticas

A espiritualidade budista diz que um dos maiores desafios dos seres humanos é se livrar da ilusão de que somos seres separados uns dos outros, conceito que, aliás, casa muito bem com a ideia de sustentabilidade. “Precisamos nos dar conta de que a Terra é nossa mãe e também nosso lar”, é o que diz a Declaração Budista sobre Mudanças Climáticas.

O documento, que está no site Ecological Buddhism, propõe diversas mudanças de atitude para enfrentarmos o desafio do aquecimento global e está aberto a assinaturas – até agora já são mais de 5 mil – não apenas da comunidade budista, mas de todos os que estão preocupados com o assunto.

A declaração, cujo título é “A hora de agir é agora” tem o reconhecimento de Dalai Lama, que escreveu uma carta de aprovação às questões colocadas pelo texto budista durante a 14ª COP – Conferência das Partes, da ONU, que aconteceu em dezembro do ano passado, em Poznan, na Polônia.

Sua Santidade afirmou que nossa maior responsabilidade, hoje, se refere ao grande estrago que fizemos ao clima durante o crescimento da civilização humana e chama atenção para a quantidade de eventos climáticos extremos que estamos presenciando nos últimos tempos, como o derretimento sem precedentes do gelo no Ártico e das grandes geleiras do Tibete.

Tanto Dalai Lama quanto a Declaração são claros ao afirmar que a concentração de carbono na atmosfera precisa ser reduzida a 350 ppm, quantidade máxima recomendável pelos cientistas. Atualmente, essa concentração já chega a 387ppm e aumenta cerca de 2 ppm por ano. “É urgente tomar as atitudes corretas para garantir um futuro climático seguro para as próximas gerações de seres humanos e de outras espécies”, escreveu o lama.

Fonte: Blog da Redação - Planeta Sustentável

Do LCD à UTI


Esse é um daqueles casos que não sei dizer quem nasceu primeiro. Calma, nao é mais uma vez aquela história do ovo e da galinha, etc... Mas, depois que descobri o que os pesquisadores do York Green Chemistry Centre of Excellence estão estudando, essa pergunta me veio direto a mente. O que veio primeiro, uma necessidade de reciclagem ou de medicina?

Pra você entender o que está acontecendo, é simples. Imagine que cerca de 2.5 bilhões de monitores de LCD estão chegando ao fim de sua vida útil e que todos os anos o consumo desse tipo de equipamento aumenta nos escritórios e nas residências devido o barateamento da tecnologia. Ou seja, daqui a pouco teremos um mar de equipamentos LCD para destinar.

Por outro lado, a indústria farmaceutica usa um material chamado Acetato de Polivinila (PVAc), um polímero sintético que é encontrado na fabricação dos equipamentos de LCD. Os pesquisadores descobriram que é possível recuperar o material através de processos de lavagem em água aquecida e etanol, produzindo o PVA Expandido que, por sua vez, pode ser colocado em comprimidos ou curativos, ajudando tecidos e partes do corpo a se regenerar.

A solução adotada comumente para esse tipo de material é enviá-lo a aterros industriais ou incineradores. Entretanto, apesar do PVAc não ser um composto que traz grande risco ambiental, não faz o menor sentido desperdiçá-lo pois é derivado de recursos não renováveis.

O estudo entrou na fase de testes esse ano e logo será possível utilizar na prática esse processo. Já imaginou quantas vidas essa telinha na sua frente pode ajudar?

Por Alexandre Almeida

Fonte: Blog Lixograma - Planeta Sustentável

sábado, 5 de setembro de 2009

O poder de cada gigante

"É muito fácil fazer grandes coisas acontecerem quando se é um gigante". Esse é slogan da empresa alemã fornecedora de energia RWE. Além de fofo, o vídeo publicitário (no final do post) nos faz pensar em quantos gigantes temos em nosso país e o quanto cada um deles poderia fazer para tornar a matriz energética do Brasil ainda mais limpa. Ao contrário, muitos têm concordado com a construção de mais termelétricas e usinas nucleares, como quer o governo, indo na contramão da tendência mundial de economias de baixo carbono.

Na semana passada, mais de 20 gigantes brasileiras se comprometeram, em carta aberta ao governo federal, a reduzirem suas emissões de carbono para contribuírem no combate às mudanças climáticas. Elas ainda cobraram que o poder público assuma um compromisso mais efetivo no corte nacional de emissões nas negociações do clima em Copenhague, no final do ano, durante a 15ª COP – Conferência das Partes (Leia post: Empresas garantem: vão reduzir emissões *).

Em esferas menores, cada um de nós é um gigante e tem poder de influenciar pessoas e decisões à nossa volta, além de escolher os representantes do país por meio do voto.

Não abra mão do seu poder...

RWE Energy Giant from Andrés Rosas Hott on Vimeo.

* http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/blog/redacao/empresarios-assumem-compromisso-reducao-emissoes-191049_post.shtml

Fonte: Blog Planeta Sustentável