sábado, 21 de novembro de 2009

Cidade Democrática: A internet a favor de uma cidade melhor

Já imaginou um espaço on line em que você possa apontar qualquer tipo de problema que observa na sua cidade e, pouco tempo depois, obter soluções para resolvê-lo? O administrador de empresas Rodrigo Bandeira, sim e, melhor ainda, colocou a ideia em prática.

O moço, que é diretor do Instituto Seva – uma entidade sem fins lucrativos que busca incentivar a participação cidadã –, criou o portal Cidade Democrática, que usa a internet como uma ferramenta colaborativa, em que cidadãos, ONGs, empresas e poder público podem trocar informações em prol de uma cidade com melhor qualidade de vida.

Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem se cadastrar no site e postar problemas ou propostas para melhorar a cidade em que vivem. Vale de tudo: reclamar de um buraco na rua, sugerir mais ciclovias ou banheiros públicos em uma determinada região ou, ainda, denunciar um patrimônio público que esteja mal conservado.

A partir daí, através de tags, é possível descobrir outras pessoas on line que reclamam das mesmas coisas que você e, também, ONGs e candidatos que apresentam propostas para solucionar o seu problema. O site aposta que, desta forma, a partir de uma integração social, fica mais fácil mudar a realidade dos municípios.

Entenda um pouco mais sobre a iniciativa no vídeo abaixo.



O Cidade Democrática ainda está em versão beta, mas já conta com, aproximadamente, 500 participantes. E você, acredita na eficácia desse projeto?


Já me cadatrei no site e coloquei o problema de minha cidade: falta de árvores e áreas verdes.
Entre lá também e fale o problema de seu bairro ou de sua cidade em geral.
Participem! Quanto mais pessoas cadastradas melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário