segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Barack Obama ganha o Nobel da Paz

Há menos de nove meses no cargo, o presidente dos Estados Unidos é o escolhido entre 205 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz por conta de seus esforços para dar a seu povo a esperança de um mundo melhor


O presidente norte-americano Barack Obama recebeu na sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz por “seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre povos”. A decisão atraiu tanto elogios quanto críticas, já que Obama ocupa o cargo há menos de nove meses e ainda não obteve nenhum êxito expressivo na política externa.

Ao anunciar o prêmio, o Comitê do Nobel enfatizou “a visão e o trabalho do presidente para um mundo sem armas nucleares”. Destacou também sua diplomacia que, de acordo com o comitê, parte do princípio de que um líder da maior nação do mundo deve se basear em valores e atitudes compartilhadas pela maioria da população mundial.

Além de Barack Obama, o presidente francês Nicolas Sarkozy disputava o Nobel da Paz ao lado de outros 203 candidatos. Embora não seja permitida a divulgação dos indicados ao prêmio, alguns nomes chegam à imprensa por meio dos responsáveis pela inscrição dos aspirantes, já que a regra não se aplica a eles.

Obama é o terceiro presidente dos Estados Unidos a levar o Nobel da Paz. O primeiro foi Theodore Roosevelt, em 1906, e o segundo, Woodrow Wilson, em 1919. Jimmy Carter – que governou o país entre 1977 e 1981 – o recebeu apenas em 2002, mais de 20 anos após ter deixado a Casa Branca.

Fonte: Planeta Sustentável

Barack Obama mereceu receber o prêmio, na minha opinião. Porém estou meio desapontado com ele. Não que ele esteja sendo um péssimo presidente ou coisa do tipo, muito pelo contrário. Só pelo fato do Bush ter deixado a presidência, já é algo para se comemorar.
No entanto, Obama fez milhares de promessas para se eleger. Naquela época já sabia que seria impossível realizar todas, mas acreditava que ele realizaria bastante delas (Ver post "Energias Alternativas e Obama").
Até o momento foi feito muito pouco e parou de dar-se tanto destaque a ele. Típico da midia. Primeiro o exalta por ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e depois quase nem o menciona.
Não vou criticá-lo, pois acho que ele pode fazer muita coisa até o final de seu mandato. E uma coisa lhes digo: Eu ainda acredito nele! Porque nós podemos mudar o mundo!
Que o Nobel sirva de motivador para Obama, pois ele veio na hora em que o mundo está mais precisando.

E você, o que achou? Obama mereceu o Nobel da Paz?

Um comentário:

  1. Foi muito pouco tempo para uma avaliação desse gênero. Dar um Nobel da paz para Obama nos quase nove meses de mandato é o mesmo que dar o Nobel de Economia a Lula por ter contornado a crise.

    ResponderExcluir