sábado, 23 de maio de 2009

Telhados Verdes



Quando você pensa em telhado, o que vem na sua cabeça?
Todos devem pensar em uma lugar morto, coberto por telhas ou com um piso betuminoso, como nos prédios. Além disso, logo pensamos em algo impermeável, já que não queremos ter problemas com vazamento.
Esse classificação de telhado é normal, já que é o comum e o que vemos todos os dias.
Mas você gostaria de ter um telhado vivo, ou seja, um telhado com plantas? Um telhado que mesmo sendo diferente e mais bonito, ainda fosse impermeável como o normal?
Provavelmente todos nós gostariamos de ter um telhado desses.



Os telhados vivos surgiram no sécula 19, mas apenas nas últimas décadas essa idéia começou a ser adotada em todo o mundo.
Quando vemos um desses telhados logo observamos sua beleza, mas além disso os telhados verdes diminuem os problemas ambientais comuns em telhados convencionais. Eles são capazes de reduzir o escoamento de água, ajustar a economia de energia e melhorar o nível de ruídos nas cidades.
Além disso, a mudança na concepção de cidade contribui com a difusão dos ecotelhados, já que não é mais certo considerar a cidade como o contrário da natureza. Atualemte, sempre que podemos tornamo-las mais naturais.



Benefícios dos telhados vivos:

  • No verão, a temperatura diurnas dos telhados normais podem chegar a 65ºC. Já os telhados com cobertura vegetal atuam como isolantes térmicos e as temperaturas sofrem apenas pequenas mudanças, o que gera uma diminuição de custo para aquecer ou resfriar os edifícios abaixo deles.
  • Um telhado verde, diferentemente do que ocorre com o telhado convencional, absorve e filtra a água das chuvas. Com isso, ele auxilia a reduzir o transpordamento de esgotos, aumenta a vida útil dos sistemas de escoamento...
  • Mas o principal talvez seja que os telhados ecológicos são habitáveis, já que recuperam um espaço atualmente desperdiçado por nós. Além das plantas, espécies de todos os tamanhos passam a frequentá-los.




"Imagine os milhões de hectares de telhados estéreis em todo o planeta. Agora imagine parte dessa área sendo devolvida à natureza - com espaços verdes surgindo onde antes havia asfalto e cascalho. Se uma módica felicidade humana é o efeito colateral, quem vai se opor a isso?"


Veja uma reportagem completa sobre os telhados verde, clicando aqui.




Fotos: Diane Cook e Len Jenshel (Revista National Geographic - Maio de 2009)
Referência: O Céu é Verde (Revista National Geographic - Maio de 2009)

4 comentários:

  1. Torço para que as galinhas desse telhado não tenham nenhum lapso de memória que faça com que pensem que são aves que podem voar... rs

    ResponderExcluir
  2. Meu telhado é verde!
    Fiz uma horta ao invés de telhado, acho telhado um desperdício muito grande de espaço!
    Assim ganhamos espaço e ainda por cima temos uma vista incrível do bairro!

    ResponderExcluir
  3. Caro Frung, talvéz não tenha percebido mas as galinhas não estão no telhado. Quanto a pratica de utilização desses espaços gostaria muito que fosse mais difundida, com certeza iria amenizar muito os problemas ambientais existentes nas grandes áreas urbanas.

    ResponderExcluir
  4. por quem foi criado o telhado verde???

    ResponderExcluir